domingo, 21 de agosto de 2011

Transmedia Storytelling - contar histórias e não reproduzir conteúdos


Hoje em dia para obtermos sucesso de uma marca, um case, não basta utilizarmos apenas conteúdo em diferentes tipos de mídias, temos que adequar criação e tecnologia. Transmedia Storytelling é aproveitar o melhor de cada mídia e garantir que o consumidor, não apenas entenda, mas que interaja com o assunto, seja por qualquer tipo de mídia. é a marca em entretenimento, o chamado brand content ou branded entertainment.

Henry Jenkins, foi quem selou o termo Trasmedia Storytelling, o que nada mais é que contar histórias através de múltiplas plataformas, a história sempre é o diferencial em qualquer projeto, a menor distância entre as pessoas é a história, não por acaso, as novelas são o maior sucesso comercial da televisão brasileira. Um exemplo clássico que Jenkins utiliza no seu livro, Cultura da Convergência, é o do filme Matrix, que conseguiu explorar a mesma narrativa de diferentes maneiras bem sucedidas através de video games, desenhos, produção musical.

Sabemos que o mercado publicitário vive uma grande mudança, e fazer publicidade de qualidade se torna algo cada vez mais complexo, e a transmedia é descobrir como a marca pode criar propriedades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário